21 de setembro de 2010

O que são palavras?

Já não venho aqui há alguns dias, tenho andado de mente vazia (o que até não é mau), mas por isso não tenho escrito nada.
Mas isto de não escrever nada também tem que se lhe diga e então pus-me a pensar, mas afinal o que é tudo isto que eu aqui escrevo senão meras palavras...
Mas e afinal o que são palavras???
Conjuntos de letras, de sílabas umas após outras? Ou uma ou outra definição que aparece nas enciclopédias e nos dicionários?
Nada disso, palavras são indefinivéis (se é que isso existe!). Podemos usar muitas palavras e não dizer nada, como dizer muita coisa só com uma, podemos usar imensas palavras para contar uma história ou só uma para lhe dar um titulo. Nós usamos palavras para tudo porque as palavras são tudo.
Olha nós sem palavras, vivíamos de quê? Sons? Mas tínhamos de dar nomes aos sons, logo tínhamos de usar palavras certo?
Alguém disse que -
“Palavras não são somente palavras.
São sentimentos, emoções. São mistérios.
Porta-retratos na beira da cama ou no armário da sala,
em sol maior, ou quem sabe, em mi menor, mas tem um tom.
Palavras, não são como letras distribuídas numa folha qualquer,
de um livro qualquer.
São páginas de vida, de uma história de vida, e muito mais.
Aliás, o que são palavras, em si mesmas, a não ser um mero sussurrar?
Digo uma, duas palavras, não paro de tagarelar.
São como visões mediáticas, que não dizem nada, embora queiram dizer,
ou possam sugerir, até mesmo, outras coisas, inesperadas, inexpressivas, dilacerantes, inconclusivas, pedantes, despretensiosas, legítimas ou não.
Palavras, que dou sentido.
Palavras que, no início, eram palavras,
mas viraram gritos.
De minha paixão,
Vou guardar as palavras, somente.”
Pois bem, eu acho que as palavras são mesmo tudo, as palavras são o que dizemos, o que não dizemos, o que sentimos e o que não queremos sentir, são o que somos e o que fazemos, as palavras servem para definir, para identificar, para exprimir, servem para tudo e são tudo.
E visto isto já pus e dispus de mais umas centenas de palavras só para dissertar sobre elas próprias como se isso fosse possível. Só eu...
Para ti tenho uma palavra só Adoro-te!
Sem cera

1 comentário: